sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Utilizando o PWM em um Processador Digital de Sinais (DSP) Texas TMS28335


     Os DSP's são microprocessadores com características próprias que podem ser programados e operam em tempo real, com velocidades muito superiores aos microprocessadores para aplicações genéricas. A capacidade de processar grandes quantidades de números em pouco tempo é um dos principais benefícios que os Processadores Digitais de Sinais oferecem ao mundo da eletrônica.  DSP acima de tudo é um dispositivo programável, que detêm seu próprio código de instruções. Cada empresa que cria o seu processador cria também o seu ambiente de desenvolvimento (IDE) próprio para aquele tipo de chip, tornando dessa  forma a manipulação do microprocessador muito mais fácil e rápida.
    As aplicações deste equipamento variam desde implementação de Filtros, utilização de conversores A/D, Tratamento Sinais, Eletrônica de Potência, Técnicas de Controle Digital, Acionamento de Máquinas Elétricas e assim por diante.
       A modulação por largura de pulso, ou PWM (Pulse width Modulation) é uma técnica utilizada para obter uma tensão desejada na carga a partir do valor da razão cíclica em uma chave (MOSFET, IGBT, Relé e etc.)
     O principio de funcionamento da modulação por largura de pulso para cargas com corrente contína é o mesmo para as cargas com corrente alternada. Observe o vídeo a seguir a saída do PWM para uma carga de corrente contínua para diferentes níveis de tensão. Para que não haja nenhum problema de curto entre as chaves, foi desenvolvida uma técnica chamada tempo morto, que não permite que as chaves fechem ao mesmo tempo para não provocarem curtocircuito,este tempo morto muitas vezes ja vem implementado nos drivers das chaves, mas eles podem ser implementados também via programação, como vai ser visto a seguir. Observe no video 1 as diferentes razões cíclicas para tensões CC diferentes em uma carga, analise também que em um determinado momento se mudou a escala de tempo do osciloscópio  para que se analisace o tempo morto na saída do DSP estes sinais analisádos nos osciloscópios podem sair direto para os drivers das chaves e serem condicionados para o acionamento das mesmas de acordo com a razão cíclica desejada.

Vídeo 1. Análise de uma modulação para uma carga CC, para diferentes níveis de tensões.


Como ja foi dito, o PWM pode ser utilizado para cargas CA com o mesmo principio de funcionamento. observe isso no vídeo 2 a modulação de uma senoide variando com o tempo e de uma determinada amplitude.




Obs: As escalas dos canais do osciloscópio estão diferentes devido as diferentes calibrações das pontas de prova.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário