sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Transformadores: Teoria e Ensaios



       O transformador é um dispositivo com função principal de elevar ou rebaixar valores de tensões ou correntes elétricas, mas pode ser utilizado também para isolar determinados circuitos elétricos e também em alguns conversores CC-CC e CC-CA, tendo assim grandes aplicações nos sistemas de potências de transmissão e distribuição de energia elétrica.
       As bases do seu funcionamento estão nas leis de Faraday-Lenz e Àmpere. Tendo conhecimentos da Lei de Faraday-Lenz,  chega-se a conclusão que o transformador não funciona com corrente continua, a não ser em determinados conversores como o push pull, mas este não é o foco desta matéria. 
       Um transformador ideal não apresenta perdas (cobre e núcleo) e possui um fator de empacotamento unitário, sendo assim,  ele possui um rendimento de 100%. Já um real possui disperção de fluxo magnético e perdas no cobre e núcleo. 
      Observe os vídeo abaixo e analise que o formato do núcleo influencia diretamente no rendimento do transformador, devido a disperção de fluxo, consideram-se minimas as perdas no cobre e no núcleo. No caso deste vídeo, o primário e secundário possuem o mesmo número de espiras. Com isso, a tensão no secundário deveria ser a mesma, mas devido as perdas e formato do núcleo e suas perdas no ferro, estes valores não são os mesmos.




   

         Os ensaios realizados nos transformadores tem como objetivo principal o levantamento da curva CARGA x RENDIMENTO. Onde se estimam os limites do dispostivo. Os principais tipos de ensaios realizados são os ensaios em vazio e curto circuito, com objetivo de levantamento do Xeq e Req (curto-circuito) e Xm e Rc (Vazio).
       Para um melhor entendimento no que foi dito, aconselha-se que se leia o capítulo de transformadores do livro Máquinas Elétricas e Transformadores do autor Kosow, e os slides abaixo disponibilizados para download, que apresentam um breve resumo de tudo que foi dito. Realizamos uma brave apresentação de slides que pode ser no a seguir: Transformadores monofásicos





Nenhum comentário:

Postar um comentário