sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Princípio de Funcionamento da Máquina de Indução Trifásica


     As máquinas de corrente alternada, em particular as máquinas de indução foram  inventadas no século XIX por Nikola  Tesla em torno do ano 1880, onde  Tesla aplicou a sua teoria sobre os campos girantes. O seu  desenvolvimento foi financiado originalmente por George Westinghouse. A evolução foi bastante rápida e logo as máquinas de indução se tornaram o principal  tipo de conversor eletromecânico e favoreceu enormemente a proliferação dos sistemas de corrente alternada, que também possuem grande vantagem em sua utilização. 
      As grandes vantagens da utilização deste tipo de máquina é que apresentam alto rendimento, baixo custo de manutenção e baixo custo de produção, se comparados com outros tipos de máquinas. Sua vida útil gira em torno de 20 anos, mas sendo utilizada dentro das especificações podem durar ainda mais tempo.
     Este tipo de máquina é formada essencialmente por um estator e um rotor. O rotor de uma máquina de indução polifásica pode ser de dois tipos. O rotor enrolado ou bobinado é construído na forma de um enrolamento polifásico semelhando ao estator tendo o mesmo número de pólos.Os terminais do enrolamento do rotor são conectados a aneis deslizantes isolados e montados no eixo. Escovas de carvão apoiadas sobre esse aneis permitem que os terminais do rotor sejam acessados externamente a máquina. Observe a figura 1:

Figura 1: Ilustração de um rotor bobinado

O rotor de gaiola de esquilo consiste em barras condutoras encaixadas em ranhuras no ferro do rotor e curto circuitadas em cada lado por aneis condutores. A extrema simplicidade e a robustez da construção da gaiola de esquilo representam vantagens notáveis para esse tipo de máquina de indução e, de longe, fazem dele o tipo de máquina ser a mais comumente usada, desde os de pequenos portes até os de grande porte. Observe a figura 2.

Figura 2. Rotor de gaiola de esquilo.
 
Observe no  vídeo a seguir o funcionamento de um motor rudimentar, montado no laboratório de máquinas elétricas do IFPB narrado pelo Dr Artur Dias.
 






2 comentários:

  1. Assim... ótimo tudo o que tá escrito
    Mas isso não é o princípio de funcionamento. É característica construtiva! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, mas as características construtivas fazem parte do principio de funcionamento, tanto o principio é descrito no vídeo. Mas obgd pelo comentário. :-)

      Excluir