sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Laboratório de Máquinas Elétricas/IFPB

  O IFPB hoje disponibiliza diversos laboratório na área de engenharia elétrica. Recentemente foram inaugurados diversos tipos de laboratórios de eletrônica e telecomunicações, sem contar com os que já existem. Porém, um dos primeiros laboratórios da instituição é o laboratório de máquinas elétricas, que conta com mais de 30 anos em funcionamento.
   São disponibilizados Transformadores monofásicos e trifásicos para a realização de testes e ensaios nos mesmos.O laboratório também conta com os mais diversos tipos de máquinas elétricas: Máquinas CC's, Máquinas Síncronas, Máquinas de indução Monofásicas e Trifásicas. 
    Nas aulas de Eletrônica de Potência são utilizados Processadores Digitais de Sinais (DSP's) para estudos  de controle e acionamento de máquinas, além dos estudos da própria disciplina.
   Os professores que lecionam atualmente neste laboratório (Dr Artur Dias, Dr José Menezes, Dr Eduardo Vidal, Dr Jaime) adotam um método bem interessante de ensino, onde tudo começa com as aulas teóricas e logo depois com aplicações práticas. Isso ocorre desde aulas dos cursos técnicos e superiores. 
    Observe no vídeo abaixo uma rápida visualização do laboratório:


                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário