sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Componentes Simétricas

1. Definição

São mecanismos feitos para facilitar algumas resoluções analíticas de circuitos elétricos desequilibrados, como as máquinas elétricas polifásicas e alguns tipos de transformadores polifásicos. Consistem de grandezas positivas, negativas e de seqüência-zero. Basicamente os valores de seqüência-positiva são  aqueles presentes durante condições trifásicas equilibradas. As grandezas  de seqüência-negativa medem a quantidade de desbalanço existente no sistema de potência e as grandezas de seqüência-zero estão mais comumente associadas ao fato de se envolver a terra em condições de desbalanço. As componentes simétricas são usadas para calcular as condições de desbalanço de um sistema trifásico usando somente o cálculo monofásico. Isso simplifica enormemente o processo do cálculo das grandezas de falta nos sistemas de potência.


Segundo o teorema de Fortescue:"Um sistema desequilibrado de n fasores correlacionados  pode ser decomposto em n sistemas de fasores equilibrados  denominados componentes simétricos dos fasores originais. Os n fasores de cada conjunto de componentes são iguais em módulo e os ângulos entre fasores adjacentes do conjunto são iguais".

2. Sequencia positiva

consiste em três fasores de igual magnitude e defasados de 120º e na mesma seqüência de fases do sistema original. Oberve a figura 1.


Figura 1. Análise da sequencia positiva vetorialmente.



3. Sequencia negativa

consiste em três fasores de igual magnitude e defasados de 120º e em seqüência de fases contrária à do sistema original. Observe a figura 2.

Figura 2. Análise da sequencia negativa vetorialmente.


4. Sequencia zero

consiste em três fasores de iguais magnitude e fase angular. Analise a figura 3.


Figura 3. Análise da sequencia zero vetorialmente.



5. Componentes em função de alfa

 alfa= 1|120º e ja foi citada no arquivo de título Introdução circuitos elétricos trifáficos.

Seja a sequencia desbalanceada: [Va, Vb, Vc](vetores), então:

V0= 1/3*[Va+Vb+Vc];

V+=1/3*[Va+ alfa*Vb + alfa^2*Vc];

V-=1/3*[Va + alfa^2*Vb + Vc].

Vdesbalanceada= V0 +( V+) + V-.

Isto pode ser estendido para as três fases do sistema e também para a corrente, possibilitando uma descomplexação de resolução de alguns sistemas.

6. Biliografia

OLIVEIRA, C. C. B.; SCHMIDT, H. P.; KAGAN, N. ;ROBBA, E. J. Introdução aos Sistemas de Potência, Componentes Simétricas. Editora Egard Bluncher. São Paulo, 1996.

Um comentário:

  1. É praticamente uma mudança de variável! Gostaria de saber se existe uma prova ou motivação física para este teorema de Fortescue? Seria interessante conhecer os detalhes do tratamento matemático dessa transformação...

    ResponderExcluir