quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Análise do Valor do Capacitor para Motor de Indução Monofásico

O valor da capacitância utilizada em um motor de indução monofásico influencia diretamente no seu conjugado de partida, uma vez que a reatância capacitiva é Xc=-j1/wC, quando aumentamos a capacitância diminuímos a impedância resultante do circuito, consequentemente aumentamos a corrente. E aumentando a corrente, consequentemente aumentamos o conjugado da máquina. Quando diminuímos a capacitância, a corrente total diminui de maneira análoga como ja foi citado!

Figura 1. Exemplo de esquema de ligação

O Vídeo 1 mostra um ventilador com um motor monofásico com 2 capacitores em série, logo a capacitância resultante será menor do que a de apenas um desses capacitores. 

Vídeo 1.  Partida com capacitores em séries (valor menor que o normal utilizado)

O Vídeo 2 mostra o mesmo motor só que com os capacitores em paralelo! Observe que como a capacitância resultante é maior, o módulo da impedância cai, consequentemente a corrente e o conjugado aumentam!
                        Vídeo 2. Utilização com capacitores em paralelo (maior que o normalmente utilizado)

Vale ressaltar que os motores possuem projetos para o cálculo do valor dos capacitores, mas no caso do vídeo 2,  o uso exacerbado do de capacitâncias altas pode causar  sobrecarga na máquina, sobreaquecimento e danos sérios aos enrolamentos do estator!