sábado, 13 de outubro de 2012

Inversor Fonte de Tensão (VSI) Trifásico

A utilização de inversores de frequência para o acionamento de motores de indução a cada dia vem se tornando uma área mais explorada, devido ao avanço tecnológico da eletrônica de potência nas ultimas décadas e ao baixo custo de fabricação, operação e manutenção destes tipos de motores em relação às máquinas de corrente contínua.

Utilizando 3 braços de IGBT's dual com base na sua tensão de pólo, simulou-se através do software Simulink o acionamento de um motor trifásico de indução a partir de uma fonte de capacitores eletrolíticos. A alimentação do banco de capacitores pode provir da rede de distribuição de energia, bastando apenas utilizar uma ponte retificadora de diodos por fase. Observe a figura 1.


Figura 1. Inversor fonte de tensão (VSI) trifásico. 


Foi utilizada a técnica de modulação por largura de pulso (PWM), onde se varia o valor da razão cíclica (duty cycle) que os IGBT's fornecem a carga. Os resultados encontrados em simulação foram os melhores possíveis, e, utilizando um processador digital de sinais (DSP) como dispositivo de controle e acionamento do motor trifásico, o sistema foi implementado com sucesso e pode ser observado no vídeo a seguir:






A equipe responsável pela implementação foi composta por:

Professor doutor José Artur Alves Dias, Atualmente professor de Eletrônica de Potência e Máquinas elétricas do IFPB e pelos alunos de graduação em engenharia elétrica da mesma instituição José Diniz Neto e André Pedro Herulano.

Gostaria de agradecer em nome do grupo aos professores da UFPB, pelo apoio com diversos equipamentos.